Programação
I COLÓQUIO “PAISAGENS, DINÂMICAS E SENSIBILIDADES: PELO DIREITO AO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM”
25 e 26 de junho de 2018, de 9-12h e 14-18h
Auditório do Setorial Básico I, UFPA
25 de junho
Manhã
9h: Abertura: Representantes do DPHAC/SECULT, IPHAN e GATA/PPGA
9:30-12h: Mesa-redonda
“Paisagens, Dinâmicas e Sensibilidades no Centro Histórico de Belém”
Renata de Godoy (coordenadora da mesa): Arquitetura e Urbanista, mestre em Gestão do Patrimônio Cultural/Arqueologia, Ph.D. em Antropologia/Arqueologia, é professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA e líder do Grupo de Pesquisa Antropologia do Turismo na Amazônia (GATA), atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia Contemporânea e/ou Arqueologia Patrimonial, Gestão do Patrimônio Cultural, Urbanismo, Turismo e Antropologia.
Silvio Lima Figueiredo: Administrador e turismólogo, mestre em Planejamento do Desenvolvimento e doutor em Ciências da Comunicação, é consultor do Ministério da Educação e professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Mestrado e Doutorado), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, e também Planejamento do Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Gestão Pública, Turismo, Amazônia, Sustentabilidade, Comunicação e Cultura.
Márcio Douglas Amaral: Pedagogo e geógrafo, é mestre em Planejamento do Desenvolvimento, doutor em Geografia, atualmente é diretor da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Metropolização, cidades médias, planejamento e gestão urbanos, Amazônia.
Luiz de Jesus Dias da Silva: Arquiteto e Urbanista, especialista em Conforto Ambiental, mestre em Ciências em Arquitetura, doutor em Antropologia, é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, e consultor em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Urbanismo, Meio Ambiente e Sociedade.
Tarde
14-15:45h: Comunicações 1: Modos de vida, afetividades e transformações na paisagem. Coordenação: Sabrina Campos.
Intervalo
16-17:45h: Comunicações 2: Patrimônio Material: Casarios, Igrejas e suas representações na paisagem. Coordenação: Glenda Bittencourt.
26 de junho
Manhã
9-10:45h: Comunicações 3: Espaços públicos, dinâmicas e apropriações na paisagem. Coordenação: Cibelly Figueiredo
Intervalo
11-12h: Conferência: “Arqueologia Urbana em Belém”
Diogo Menezes Costa: Graduado em História, mestre em Gestão do Patrimônio Cultural, Ph.D. em Antropologia, e pós-doutor em Arqueologia, é professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA e líder do Grupo de Pesquisa em Arqueologia Histórica Amazônida (GAHiA/CNPq). Tem experiência na área de Arqueologia, História e Antropologia com ênfase em Arqueologia Histórica, Arqueologia Ambiental, Arqueologia Urbana e Arqueologia na Amazônia. Criador e administrador da rede acadêmica e profissional arqueologiadigital.com, editor geral da Amazônica - revista de Antropologia e vice-coordenador do PPGA/UFPA.
Tarde
14-15:45h: Comunicações 4: Paisagem e Movimento: sensibilidades sociais em feiras, mercados e seu entorno. Coordenação: Ney Gomes/Sabrina Campos
Intervalo
15:45h: Conferência de encerramento: "Paisagens Invisíveis: Patrimônio e Memória"
Aldrin Moura de Figueiredo: Graduado em História, especialista em Antropologia Social, mestre e doutor em História, é professor da Faculdade de História da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq). Sua área de interesse procura conexões entre a história cultural, as artes visuais e o ensaio crítico. Atualmente vem se dedicando ao estudo das artes plásticas e literárias na Amazônia nos séculos XIX e XX, patrimônio histórico e história social da intelectualidade na Amazônica (séculos XVIII-XX). Realizou curadorias e consultorias em diversos projetos com instituições brasileiras e estrangeiras.